

Os momentos de fé e devoção vivenciados durante a Romaria Estadual da Medianeira renderam a caçapavana Vitória Maicá Gervásio, 21 anos, um prêmio no 38º Set da Indústria Criativa, da Escola de Comunicação Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa busca reconhecer as conquistas dos estudantes por meio da avaliação de projetos que se conectam ao ecossistema comunicacional e criativo. A solenidade ocorreu no dia 30 de outubro, em Porto Alegre.
Reconhecimento
Acadêmica do 6º semestre de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN), Vitória venceu a categoria de fotografia com o ensaio “Devoção na Romaria”, que conta com cinco registros realizados na 81ª Romaria Estadual da Medianeira, que ocorreu em novembro de 2024. A ideia surgiu durante aulas no Laboratório de Fotografia e Memória (Labfem) da instituição. Ao Diário, a jovem falou sobre o início da paixão pela fotografia:
– No Ensino Médio, trabalhei em uma agência em Caçapava do Sul, onde tive meu primeiro contato com o tratamento de imagens, algo que sempre me despertou interesse. Mas ainda não havia praticado a fotografia de verdade. Foi na faculdade que tive esse primeiro contato e me apaixonei pela área. Então, busquei, e ainda busco, estar envolvida em todos os espaços que me permitem praticar e desenvolver minhas habilidades.
Encorajada por uma colega de faculdade, Vitória se inscreveu, em outubro deste ano, no concurso, concorrendo nas categorias de Design Gráfico e Fotografia. O resultado só foi revelado no dia da premiação, o que resultou em um misto de felicidade e surpresa na jovem.
– Foi um sentimento indescritível. Fiquei muito surpresa, porque por mais que eu gostasse das minhas fotos, não imaginava que seria premiada em um evento que reúne tantas universidades renomadas. Foi uma experiência incrível e um reconhecimento que me deu ainda mais confiança para seguir em frente – afirma a acadêmica de Publicidade e Propaganda.
Fé
Vitória participou pela primeira vez da Romaria Estadual da Medianeira no ano passado, por conta da cobertura fotográfica. O momento foi de reflexão e devoção.
– O que mais me chamou a atenção foram os sentimentos que ela transmite. É impossível participar da procissão sem sentir a força da fé que move cada pessoa ali presente. É um momento de entrega, esperança e espiritualidade coletiva que se manifesta muito forte nos romeiros – comenta a caçapavana.
Assim como ocorre com muitos profissionais, a Romaria também se transformou em uma oportunidade de pedir e agradecer por tudo que Medianeira faz.
– Naquele período, minha mãe havia passado recentemente por uma cirurgia para retirar um câncer no intestino, descoberto a poucos dias e, felizmente, tudo correu bem. Ela estava em recuperação, mas a fé estava bem presente na nossa família e eu me sentia muito agradecida por tudo ter dado certo. Participar da Romaria naquele momento me fez refletir sobre fé e esperança, que me deram força para ela seguir o tratamento que viria depois. A fé estava mais aflorada e talvez, esse ocorrido tenha me influenciado a ter um olhar mais profundo sobre a devoção. Este ano, vou participar da cobertura do evento de novo, mas desta vez com ela já curada para agradecer a bênção da cura que a Medianeira deu para ela – concluiu Vitória.